Rede Comunitária em Ação (Recoa) - Pedro Leopoldo (MG)

Localidade: Pedro Leopoldo (MG).
Foco de atuação: Desenvolvimento local.
Participantes diretos: 41 associados das ODBs.
Participantes indiretos: 123 familiares.
Parceiros: RedEAmérica [através de um convênio de cooperação estabelecido entre Fundação Aperam, Fundação Otacílio Coser, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Holcim, Instituto Votorantim e Instituto de Cidadania Empresarial. Ambos membros do Bloco Brasil.], Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, 11 ODBs - Apae, Aafapel, Ascapel, Associação dos Moradores do bairro Magalhães, Associação, Comunitária de Lagoa de Santo Antônio, Associação dos Artesãos de Pedro Leopoldo, Associação dos Moradores do Teotônio Batista de Freitas, Associação Pedroleopoldense de Defesa do Ambiente, Associação dos Moradores do Romero de Carvalho, Grupo de convivência Magalhães, Associação dos Moradores de Ferreiras e Holcim Pedro Leopoldo

O que é - O projeto, que teve início em 2013, capacitou 12 organizações de base em temas relacionados ao desenvolvimento de base, redes, parcerias, elaboração de projetos, gestão de recursos, lideranças e capacidades coletivas. Durante as capacitações, em 2013, as organizações definiram um projeto e apresentaram ao Fundo Comunidade em Rede, da RedEAmérica. O projeto aprovado, Recoa (Rede Comunitária em Ação) será realizado entre 2014 e 2016.  

Objetivo - Fortalecer as ODB’s participantes da rede e trabalhar com a conscientização e preservação ambiental O projeto prevê também a implantação de “Muro Inteligentes”, para coleta seletiva.

Público-alvo - Organizações de base de Pedro Leopoldo e comunidade

Execução - RedEAmérica e Instituto Holcim.

Resultados 2014

  • Visita à Ascab (Barroso).
  • Regularização (registro) e melhorias na infraestrutura da ASCAPEL.
  • Aquisição de motor para prensa da ASCAPEL.
  • Visita do Fundo Comunidade em Rede (representantes das empresas).
  • Envio de projeto para editais nacionais e internacionais.
  • Obtenção do título de Utilidade Pública para ASCAPEL.
  • Participação da ASCAPEL na Feira Expor Catador, em São Paulo.
  • Início dos trabalhos de revisão do Estatuto e Regimento da ASCAPEL.
  • Regularização da documentação dos associados da ASCAPEL para abertura de conta salário.
  • Capacitações para os associados da ASCAPEL e do RECOA: Mobilização, Comunicação, Montagem Conceitual do Folder da ASCAPEL, Ações de Comunicação e Marketing da ASCAPEL e do RECOA, Trabalho de construção da Cultura Organizacional, Oficina de Cooperativismo e Associativismo.

 

 

 
 

Busca de Projetos