Últimas Notícias


Instituto Holcim promove encontro de lideranças em Pedro Leopoldo PDF

Com o intuito de formar o Comitê de Ação Participativa (CAP) em Pedro Leopoldo, o Instituto   e a LafargeHolcim promoveram, na última terça-feira (20), um encontro com 48 representantes dos poderes executivo e legislativo, empresários, líderes comunitários, imprensa e membros da sociedade civil.. Durante o encontro, foram trabalhados temas como a importância de conhecer e escutar o outro, o papel das lideranças no desenvolvimento do território, articulação com os poderes público e privado e o poder da atuação em grupo. A formação foi ministrada pelos consultores do Instituto Elos, parceiro do Instituto  na iniciativa.

O objetivo do Comitê de Ação Participativa é promover o desenvolvimento do território por meio  da construção coletiva e participativa de estratégias e ações. Dessa forma, o CAP irá trabalhar para beneficiar a comunidade com projetos nas áreas de políticas públicas, meio ambiente, desenvolvimento econômico e investimento privado.

O encontro de lideranças tem a função de reconhecer o potencial de cada participante e integrar, fortalecer e valorizar o grupo. A Supervisora de Relações Externas e Gestora Local do Instituto , Cynthia Ferraz , e a Gerente de Responsabilidade Social Corporativa e do Instituto, Madalena Cabral, apresentaram a proposta do CAP que visa construir e implementar coletivamente estratégias e ações que contribuam para o desenvolvimento do território.

"O Encontro de Lideranças marca o inicio da implementação do Comitê de Ação Participativa em Pedro Leopoldo. Nesse evento tivemos a participação dos três setores: poder público, empresas privadas e sociedade civil. O importante nesse momento foi apresentar a todos a proposta de trabalho doe da LafargeHolcim para que juntos possamos promover o desenvolvimento do território", afirma Cynthia Ferraz .

Segundo Márcia Lopes, coordenadora do projeto Recoa e representante de associações da cidade, buscar soluções de problemas em conjunto com o poder público e privado é inovador. “A busca do equilíbrio participativo de todos os setores do território de Pedro Leopoldo é muito importante, porque cada um tem a sua função e contribuição para o desenvolvimento sustentável do município”, destaca Márcia.

Para Flávia Cadete, secretária de Educação do município, a metodologia usada somada com a preocupação no desenvolvimento social da LafargeHolcim é o diferencial positivo do encontro. “O foco da LafargeHolcim é importante pois dá oportunidade à sociedade de crescer e batalhar por aquilo que deseja”, disse ela.

O Gerente de Suporte Corporativo na Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, José Maurício Viana, avalia que iniciativas como essa trazem benefícios para o município. “É muito positivo esse tipo de procedimento que a LafargeHolcim e empresas da região realizam. O município só tem a ganhar com essas medidas”, ressaltou ele.

O próximo passo para implementação do CAP de Pedro Leopoldo será a formação de líderes, que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro. O objetivo é construir capacidades e empoderar os cidadãos para, posteriormente, definir um grupo entre doze e quinze  pessoas que serão os representantes da comunidade no CAP.

 
Plano de Relacionamento com a Comunidade vence prêmio internacional de Responsabilidade Social Empresarial PDF

O Plano de Relacionamento com a Comunidade (Community Engagement Plan – CEP) é um dos vencedores do 16º Reconocimiento a las Mejores Prácticas de Responsabilidad Social Empresarial, do Centro Mexicano para la Filantropía (CEMEFI), na edição América Latina. A empresa é a única brasileira da lista de organizações latino-americanas premiadas na categoria de Envolvimento com a Comunidade. O prêmio, que foi criado em 2000 em conjunto com a Alianza por la Responsabilidad Social Empresarial (AliaRSE) e Forum Empresa, foi entregue em Guadalajara, no México, no dia 09 de outubro, durante o 10º Seminário Internacional de Melhores Práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

É a segunda vez que uma prática da empresa recebe esse reconhecimento de Responsabilidade Social Empresarial do CEMEFI. No ano passado, o Programa Crescer – Juntos com a Comunidade foi premiado na  categoria Voluntariado Corporativo. 

Leia mais...
 
Moradores de Pedro Leopoldo revitalizam espaço em mutirão comunitário PDF

Cerca de 120 moradores e lideranças de Pedro Leopoldo participaram neste sábado e domingo de um mutirão que revitalizou o campo da Área Verde, no bairro Teotônio Batista de Freitas. O local ganhou um “espaço cultural”, com palco para apresentações e uma pequena arquibancada de pneus; uma área de lazer para crianças, com escorregador, caixa de areia, gangorra e gira-gira; mesa para jogos; bancos de praça, além de ter o campinho de futebol melhorado. Os participantes ainda plantaram árvores frutíferas e plantas ornamentais ao redor de toda a área. “Sou funcionário da LafargeHolcim e morador do Teotônio Batista de Freitas. Para mim, participar do mutirão e poder contribuir para a revitalização da Área Verde foi muito especial. Além disso, pude convidar e ver meus colegas de trabalho participando como voluntários em meu próprio bairro”, conta Paulo Cesar Gomes, analista químico do Controle de Qualidade. 

Leia mais...
 
Mutirão comunitário irá transformar bairro de Pedro Leopoldo PDF

O fim de semana vai ser de trabalho e transformação em Pedro Leopoldo. Moradores e líderes da cidade irão participar do “Mãos na Massa”, mutirão comunitário que irá realizar o sonho escolhido pela população na Vivência Oasis, capacitação que aconteceu durante a semana e cujo objetivo foi desenvolver habilidades de empreendedorismo, liderança, olhar apreciativo, escuta ativa e cooperação. Promovida pelo Instituto Holcim, com apoio da LafargeHolcim e coordenação do Instituto Elos, a mobilização irá revitalizar o campo da Área Verde  no bairro Teotônio Batista de Freitas. No local além da melhoria do campo de futebol, será construído um palco para apresentações culturais e serão colocados banquinhos, mesas para jogos, pista de caminhada e brinquedos para as crianças. Os trabalhos serão realizados neste sábado e domingo, das 8 às 18 horas, e é aberto a todos que quiserem participar e ajudar a revitalizar o espaço.

Leia mais...
 
Sonho dos moradores de Pedro Leopoldo será realizado com o apoio do Instituto Holcim PDF

Transformar sonho em realidade. Esse é o objetivo da Vivência Oasis, promovida pelo Instituto Holcim e pela LafargeHolcim a partir da coordenação metodológica do Instituto Elos. A experiência será realizada no município de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, entre os dias 15 e 21 de setembro.

A Vivência Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização comunitária que promove a capacitação dos participantes e na qual eles desenvolvem habilidades de empreendedorismo, liderança, olhar apreciativo, escuta ativa e cooperação, aprendendo práticas de ações sócio ambientais. “É uma formação voltada para a realização de sonhos coletivos em que membros da própria comunidade, ou seja, moradores, ONGs, governo, lideranças e empresas, são agentes transformadores da realidade local”, explica Rodrigo Rubido Alonso, cofundador do Instituto Elos e facilitador da Filosofia Elos. 

Leia mais...
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
 

Busca de Projetos